top of page
  • Foto do escritorCristiane Araujo

Como fazer as melhores compras para trabalhar em casa

Atualizado: 30 de nov. de 2022

Eu sei, aquela espátula rosa combinando com o fouet rosa formam uma duplinha que encanta os olhos e faz a gente esvaziar a carteira, mas calma! Nem tudo que está disponível no mercado irá ter real utilidade na sua cozinha.

O excesso.


Muitos confeiteiros possuem um armário cheio de utensílios, e em muitos casos esses utensílios estão parados, totalmente sem uso, gerando um verdadeiro desperdício de dinheiro. Isso se dá pelo fato de muitas vezes comprarmos por impulso, sem pensar se esses

utensílios serão úteis no nosso dia a dia.

Grande parte do nosso impulso vêm dos milhares de anúncios e inspirações da internet, nessa hora usamos aquela velha frase: "o doce da influencer saiu perfeito, vou comprar."

A chave para uma mudança de comportamento está na disciplina, nós é que devemos simplificar nossas escolhas afinal, jamais deixaremos de estar expostos a tanta publicidade.

Anote aí: "fazer uma limpeza no meu armário de utensílios." Este é um processo, muitas vezes longo e que envolve maturidade, você terá que decidir o que realmente precisa e o que está apenas ocupando espaço.


Você possui itens quebrados? A maioria de nós têm algo no armário que deu defeito e prometeu a si mesmo mandar arrumar. O apego não nos deixa se desfazer do utensílio e a falta de disciplina não nos deixa mandar arrumar de fato. Sem falar que muitas vezes o conserto de algo é mais caro do que um produto novo, nessa hora dá aquela "pena de jogar fora". Hora de agir, mande arrumar ou jogue fora aquilo que está quebrado e largado no seu armário há tanto tempo que muitas vezes você esquece que está lá. Esse é o primeiro passo que te ajudará a seguir em frente.


Você têm objetos de desejo? Esse é aquele item que você comprou ao ser fisgado pela publicidade de uma influencer ou de uma marca. Talvez, você nem sabia o que era e se iria usar de fato, mas a "publi" foi tão boa que o sentimento de necessidade surgiu incontrolavelmente. Você usa ou apenas é apegado a ele? Eu sei, talvez ele tenha sido caro, e é tão lindo, dá satisfação dizer que têm ele. Nesse momento, precisamos mais uma vez de maturidade pra entender se há necessidade real, e disciplina para colocar em prática uma decisão tomada.

Minha sugestão é a seguinte: venda. Você pode vender todos os seus itens sem uso, abrir

espaço para o novo que é realmente necessário e parar de deixar seu dinheiro esquecido dentro de um armário. É difícil, eu sei, você não conseguirá vender pelo mesmo valor de compra, mas lembre-se: tudo aquilo que você não usa, mesmo que tenha custado um real, custou caro demais.


Reconhecimento das necessidades reais.


Somos confeiteiros que produzimos de maneira artesanal, nosso esforço físico é a máquina que faz tudo acontecer. Sabendo que nosso trabalho depende exclusivamente de nós, eu te pergunto: "você prefere ter itens parados no armário ou investir numa meia de compressão que te dará mais conforto nas longas horas de trabalho em pé?", "você prefere ter um objeto de desejo sem uso ou um processador para fazer ganache e não sentir fortes dores nos braços e ombros?".

Essa é a sua primeira necessidade real: diminuir o desgaste físico. Isso é claro, se você deseja fazer carreira na confeitaria, pois sem a redução do desgaste físico, seu corpo não suportará nem dez anos de profissão. Ninguém nunca te disse isso, mas invista em tudo que

vou te falar. Faça sua ordem de prioridades e tenha disciplina para colocar em prática.


Profissionais que trabalham por longos períodos em pé provocam um alto esforço nos ossos, articulações, músculos, ligamentos, veias, vasos linfáticos, entre outros. Marque uma consulta com um médico vascular, ele é o profissional adequado para te indicar meias de

compressão. Eu fiz isso e posso garantir, minha vida é outra. Hoje, ao fim de um longo dia de trabalho não sinto as dores que sentia e nem o inchaço nas pernas e pés.


Ter consciência corporal é fundamental no nosso trabalho. Você precisa corrigir sua postura durante as longas horas de produção. Se hoje, você usa a mesa da cozinha como área de trabalho e ela é baixa ao ponto de você precisar se arcar para trabalhar, saiba que você

precisa urgente de uma bancada de manipulação. Você consegue encontrar bancadas de diversos tamanhos e com regulagem de altura, isso te ajuda a suportar um dia inteiro de trabalho com menos dor nas costas. Você já tem uma bancada e ainda assim não consegue corrigir sua postura? Então é hora de procurar um médico ortopedista, ele te indicará um corretor postural de acordo com a sua necessidade.


Também precisamos reduzir o desgaste das nossas mãos, braços e ombros. Para isso usamos alguns utensílios no dia a dia a fim de evitar esforço desnecessário.

Identifique todas as suas atividades que poderiam ser feitas mais facilmente com algum equipamento ou utensílio, e faça sua lista de prioridades.

Deixo aqui algumas sugestões:

  • espremedor de frutas;

  • mixer de mão;

  • processador;

  • liquidificador;

  • batedeira;

  • micro-ondas;

  • lava-louças;

  • mop giratório.

É realmente difícil falarem nesse assunto, mas ele é de extrema importância, por isso, este é um tema sempre presente nas minhas aulas. Lembre-se: um profissional que trabalha nas condições adequadas é muito mais feliz e produtivo.

Deixo aqui, mais algumas sugestões relacionadas ao tema, para ajudar a melhorar a qualidade do seu dia a dia na cozinha:

  • iluminação adequada;

  • uniforme confortável;

  • itens de proteção individual (luvas térmica para forno, etc.);

  • disposição dos equipamentos.


Organizar é preciso.


A organização é fundamental para quem trabalha em casa, e é na organização que muitos confeiteiros sentem dificuldade. Aqui, o ponto principal é te ajudar a fazer compras que facilitem nessa organização, principalmente no que diz respeito a separação dos itens de trabalho dos itens de casa.

Um ponto muito citado por vocês no Instagram, é a falta de espaço, e disso eu entendo. Eu morei em um apartamento pouco menor de 80m2 e minha cozinha era 3m x 2m, somente com muita organização e compras inteligentes foi possível fazer acontecer em um espaço tão pequeno. Acredite, se eu consigui você também consegue.


Você tem algum armário, balcão, estante ou algo parecido, que só serve pra guardar aquilo que você nem precisa? Hora da faxina! Jogue fora o que estiver com defeito, doe o que pode ser doado, e venda o que pode ser vendido. Use esse espaço para o seu trabalho, vai fazer toda a diferença.


Se você possui um espaço sobrando em algum corredor de casa, invista em uma estante aramada, eu fiz isso, e posso garantir que foi de muita ajuda.


Invista em caixas organizadoras para guardar seus talheres, espátulas, pequenos utensílios e tudo que for necessário, também use esse tipo de caixa para separar os itens dentro da sua geladeira compartilhada, e não menos importante, para guardar seus ingredientes.

Tudo que você conseguir separar não será usado, sem querer, por sua família. Você evita contaminar utensílios com odores como alho, cebola, etc., e quando se trata dos ingredientes, consegue ter controle do estoque do seu negócio.



Pare agora e analise o que realmente faria diferença no seu dia a dia, programe-se, compras planejadas e inteligentes mudam a sua relação com a cozinha.


290 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page