O assunto é... forminha para doces!
- Cristiane Araujo
- 21 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2022
Você já parou para olhar a quantidade de forminhas que o mercado disponibiliza?
Acredite, escolher a certa não é tarefa fácil.

Antes que o casal saia comprando dezenas de forminhas eles precisam entender o resultado que elas nos trazem, pois sim, elas influenciam na decoração da mesa de forma significativa. O material, as cores e os modelos devem estar em sintonia com o restante do estilo do casamento. Você confeiteiro deve orientar corretamente seus noivos quanto a escolha desse item, afinal as forminhas impactam diretamente no resultado final do seu trabalho.
Existem diversos modelos: de papel, tecido, acetato, redondas, quadradas, etc. A variedade é tanta que é muito comum o casal ficar perdido na hora da escolha. Não existe um modelo específico de forminha para cada tipo de doce, então, o ideal é escolher os doces e só então decidir em qual forminha colocar cada tipo.
Aqui vai a minha sugestão de uso:
As forminhas de pétalas são as queridinhas, isso é unânime, geralmente feitas de papel ou tecido, tem uma enorme variedade de cores e ocupam bastante espaço na mesa. Algumas têm suas pétalas mais abertas e outras mais fechadas, porém, esse detalhe não faz tanta diferença no resultado final, pois quando temos uma visão geral da mesa não vemos o doce escolhido, e sim a forminha. Para este caso podemos colocar aqueles doces tradicionais boleados, que todo mundo ama e não tem algo diferente ou especial na finalização. Afinal, não há porque investir num belo doce e escondê-lo numa forminha.
As caixetas estão disponíveis em papel, acetato e tela, talvez eu esteja esquecendo algum material, por favor não me julguem, mas no geral, elas têm um formato mais aberto que possibilita melhor visualização dos doces. As caixetas de tela e acetato são muito usadas em eventos mais clássicos, já as de papel ajudam no tom da festa com sua gama de cores, além de terem a possibilidade de serem personalizadas. Sabe aquele doce em formato lindo, com aquela cor incrível que combina com o resto da sua decoração? Ele será valorizado dentro de uma caixeta, e se for a transparente então, será o rei da festa.
As bases laminadas são pouco usadas, mas ajudam muito quando se trata de doces que têm uma base maior que o tamanho padrão, como as mini sobremesas. Apesar de estarem disponíveis em diversos tamanhos e nos formatos redondo e quadrado, existem apenas três cores: dourado, prata e branco.
Hoje há uma nova tendência pelas mesas, o doce direto no prato, sem forminha. Há pessoas que gostam e outras nem tanto, mas como toda tendência, iremos aguardar um pouco mais para ver se esta permanecerá.
Para ajudar na pesquisa, sugira que o casal procure por forminhas de papel colorido, Tela Escócia, tecido, recorte a laser, transparentes, juta, renda e laminadas.
Então não esqueça, ajude o casal a escolher o tamanho certo de forminha para cada doce e a combinação das cores com a decoração.
Gosto muito da tela escócia!
ótimo post