top of page
  • Foto do escritorCristiane Araujo

Você pode ter melhores resultados na cozinha

Os pequenos detalhes que fazem muita diferença.


Que eu adoro padrão, pequenos detalhes e grandes produções vocês já sabem. Costumo não subestimar os pequenos passos, pois sei que eles nos impulsionam. Hoje, vejo que a urgência do dia a dia somada às informações desconexas da internet, as pessoas perderam o apreço pelo processo, pelos detalhes, pelo belo...


Pensando em te ajudar a ter melhores resultados, trouxe uma lista de detalhes que farão toda a diferença na sua cozinha. Vamos lá!?


Leitura

Antes de colocar a mão na massa, leia a receita do começo ao fim. Preste muita atenção nos tempos propostos incluindo cocção e descanso, a lista de ingredientes e suas temperaturas, método de preparo, finalização e indicações. Quando você lê e entende o passo a passo da receita fica menos propenso a errar ou esquecer algo.


Programe-se

Se está pensado em fazer uma receita, antes de qualquer coisa programe-se. Faça um caminho mental das atividades para prever quanto tempo vai demorar a cumprir todos os passos. Verifique se tem tudo que precisa entre ingredientes e utensílios, como o produto final será servido e se há a necessidade de outros produtos para complementar a receita na hora de servir, como bebidas por exemplo.


Mise em place

Mise en place é um termo francês que significa “pôr em ordem”. É um termo muito utilizado na gastronomia no que diz respeito a organização e ordem dos utensílios e ingredientes que irão nas receitas.

Antes de começar seu processo, leia a receita, verifique se tem todos os ingredientes necessários, pese todos e os posicione na ordem de uso. Este processo é fundamental pois evita desperdício de tempo que é sempre precioso na cozinha. Tenha atenção ao pesar seus ingredientes, na maioria das vezes nos distraímos em tarefas fáceis como essa, quando não precisamos manter maior foco. Pese com cuidado cada ingrediente e não se esqueça de tarar a balança para não incluir o peso dos potes utilizados.


Ingredientes

Busque comprar bons ingredientes para ter melhores produtos. Quem me acompanha sabe que sempre digo que não há mágica, somos transformadores, se a base não for boa não teremos um bom produto final. Experimente os ingredientes, faça a análise sensorial, se você não gosta de um produto assim que o vê não siga em frente, provavelmente ele não trará um resultado muito diferente dessa sua primeira impressão.


Temperaturas dos ingredientes

Ao iniciar sua produção verifique se todos os ingredientes estão em temperatura ambiente (20°C a 26°C), salvo os casos em que a receita pede especificamente que um certo ingrediente esteja quente ou gelado.


O tempo de cada receita

O tempo de preparo e descanso de uma receita também é primordial para o seu sucesso. Um brigadeiro por exemplo, precisa de 6 seis horas de descanso para alcançar sua estrutura final, já um bolo em camadas

precisa ficar na geladeira de um dia para o outro para não "desmoronar". Tenha paciência!


Uso da balança

A confeitaria é uma arte precisa, por isso a importância de trabalhar com receitas em gramas. Receitas em xícaras e colheres possuem uma margem altíssima de erro, visto que o mercado possui xícaras e colheres de tamanhos diferentes assim como a maneira de utiliza-los como, por exemplo pressionar demais a farinha dentro da xícara. Aquela sua receita em xícaras que ora dá certo e ora não, não significa que você "não tem uma boa mão" para a cozinha, significa apenas que estes tipos de medição não são confiáveis e que sim, tem uma altíssima chance de fazer a sua receita dar errado.


O poder de uma boa panela

Isso mesmo, não subestime o poder de uma boa panela. Uma das primeiras coisas que aprendi no curso de gastronomia é que a panela é um dos utensílios mais importantes na cozinha e isso é verdade!!!

Claro que uma boa panela de fundo triplo ou de ferro fundido e esmaltado tem um valor bem alto, mas acredite, elas valem cada centavo.

Sabe aquele seu caramelo que raramente dá certo? Não é sua culpa, é culpa daquela panelinha simples que usamos...essas panelas não distribuem o calor de forma uniforme, o calor fica concentrado em algum ponto e faz com que a cocção seja extremamente irregular.


Forno

Um drama na cozinha é a diferença de um forno para outro, e elas são muitas. Um forno elétrico é diferente de um forno a gás que é diferente do forno de convecção e assim por diante. Além disso, há um sério problema com a variação de temperatura, alguns pontos são mais quentes que outros fazendo, com que em alguns casos, a gente precise virar uma forma em um determinado momento da cocção.

Não tem jeito, a melhor maneira de entender seu forno é colocando-o pra trabalhar! Ao iniciar uma receita que propôs uma cocção de 60 minutos, você começa a analisar com pelos 10 minutos de antecedência como está sendo o processo, talvez seu forno precise de menos tempo que o da receita descrita. O contrário também pode ocorrer, aquela receita de 60 minutos pode levar 70, 80, etc...

Aos poucos você vai entendendo o desempenho do seu forno e conseguirá fazer alterações de tempo e temperatura sem dificuldade.



E aqui um conselho: “aproveite seu momento na cozinha!”.

Pense o quanto é significativo fazer um alimento para o outro, algo que você desenvolveu e leva doçura a vida de alguém. Cozinha envolve afeto e dedicação, não perca isso de vista.


95 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentarios


andre.mcosta
01 dic 2022

verdade, estão perdendo a admiração pelo belo!

Me gusta
Cristiane Araujo
Cristiane Araujo
01 dic 2022
Contestando a

Uma pena, não?

Me gusta
bottom of page